terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O SOFRIMENTO DE JESUS


Pai, perdoa-lhes porque  não sabem o que fazem (Lc 23.34)

Muitos comemoram o natal
Fazendo compras e até se divertindo
Mas eu me recordo de uma cena de terror
E este dia lembra-me angustia e dor
Que naquela cruz Jesus ficou sentindo

Aquele homem fazia sua glória jus
Era o filho de Deus,era Jesus
Que veio salvar a humanidade perdida
Ele já veio sabendo que iria padecer
Para a vida eterna a todos conceder
E aos que estavam mortos, Ele veio dar a vida

E ali, no jardim, calado e sombrio
De joelhos ele orava sozinho
Sua oração era sincera e aflita
E ao Pai  se pôs a suplicar:
"Pai,se possível, passa de mim este cálice,
Todavia não se faça a minha, mas sim ,a tua vontade"
E a sua voz era tristonha, e a sua angustia era de verdade

E orando, suava sangue frio.
Era sangue que corria do seu rosto!
Ele suave frio como se estivesse morto
Foi por amor que ele sangrou ali no horto!
Ele suava, assim como falava e gemia
Sua angústia era profunda, e a agonia
Era intensa e Ele chorou

Sua aflição era extensa como a morte
Todavia, Ele foi fiel e forte
E calado a tudo suportou
Foi por amor que Ele a tudo sofria
Foi por amor que Ele desceu a tumba fria
Depois de padecer tanto terror

Ele foi pregado, deixando a madeira toda ensanguentada
Tendo a sua mão toda rasgada
Pelos pregos que o feriram sem temor
Ele clamava com a face ensanguentada
Pela coroa na cabeça estancada
Que o fez clamar ao Pai:

"Eloi, Eloi, lama sabactani!"
"Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes?"
Era horrível o sofrimento que passava
Enquanto os homens dele zombava
Dizendo-lhe com infame gozação:
"Se és o Filho de Deus
Desce agora dessa cruz!"

E num ultimo esforço ouviu-se a voz de Jesus
Dizendo dentre grande aflição:
"Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem!"
E com mais dificuldade, começou a suplicar:
"Pai, está consumado! Nas tuas mãos entrego o meu espírito!
E já sem forças, a cabeça tombou sobre o peito
E Jesus expirou.

E após a sua morte, os judeus o sepultaram
E alguns dos seus discípulos se amedrontaram
Por estarem sozinhos sem o seu Senhor.
Porém, ao terceiro dia, Maria Madalena e a outra Maria
Foram ao sepulcro ver Jesus
E ao chegarem àquele lugar de morte
Elas sentiram uma tristeza muito forte
Ao constatarem que o sepulcro estava vazio


E Maria Madalena pôs-se a chorar.
Mas, de repente,  apareceram anjos naquele lugar
E lhes perguntaram o seguinte:
"Mulher, por que choras?"
E ela chorando respondeu-lhe:
"Porque  levaram meu Senhor
E não sei onde o puseram!"
E ao calar-se, assim lhe disseram:
"Mulher, porque choras, quem buscas?"

E ela pensando ser o jardineiro
Respondeu-lhe em grande desespero:
"Senhor, se o levastes, dize-me onde o pusestes
E eu o levarei"
E aquele a quem falava
Com carinho a olhava e lhe falou:
"Maria!"
E ao ouvir aquela voz, num salto de alegria exclamou:
"Mestre!"

E ele lhe disse em voz mui linda:
"Não me detenhas ainda.
Ide e dizei aos meus irmãos
Que vão à Galileia e lá me verão."
E estas palavras lhes alegrou o coração.

Natal, sinônimo de nascimento
Mas também simboliza sofrimento,
Angustia, tristeza e muita dor.
Pois ao falarmos do nascimento de Cristo
Lembramos  de seu coração aflito
Pois nasceu o Rei para morrer o Salvador!

E quantos não dão o mínimo valor
A esse sacrifício expiador
Que Cristo fez no lugar da humanidade
Éramos nós que devíamos dizer assim:
"Pai, passa este cálice de mim!"
Todavia, Ele nos deu a liberdade.

Éramos nós que devíamos estar pregados,
Dizendo: "Pai está consumado!
Nas tuas mãos entrego o meu espírito"
Mas foi Ele que na cruz clamou aflito.

Foi Ele que morreu em teu lugar
Com aquela coroa a lhe furar
Mas até a morte foi fiel!
Medite nisto, meu amigo e irmão,
Ele morreu para nos dar a salvação
E garantir a nossa entrada lá no Céu!


Autoria: Leila Castanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário