quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ABORRECENTES OU ABORRECIDOS?

    


        

  
A adolescência é uma fase muito complicada, visto que o adolescente complica a vida dele e de todos quanto o rodeia mais de perto.
São inseguros, não sabem ao certo que caminho deve seguir e dificultam mais as coisas, quando pensam que outros da mesma idade têm mais luz para guia-los do que os pais com suas experiências diversas.
A adolescência é uma fase obscura da vida. É quando acontecem as mudanças físicas e psicológicas. É quando a criança pensa ser adulta, no entanto, sua mente entra em parafuso sempre que tem de tomar uma nova decisão. Quanto aos adultos, eles o admiram e tentam imitá-los, desde que, não se metam em suas questões.
Na verdade, o adolescente é uma alma com corpo e a mente em evolução,  nada nele está definitivamente completo. O problema é que eles não compreendem isso e botam mais fé no que veem do que no ouvem. As meninas veem seus seios formados e os meninos encontram pêlos no corpo, o que para eles é o suficiente para acharem-se perfeitamente maduros e agir como gente grande.
E que dor de cabeça promovem nos pais e responsáveis! Acham-se donos da razão como se o mundo fora descoberto por eles e a frase mais importante que inventaram para os adultos é: “Você não entende...”. Não, na verdade, não entendemos como eles não escutam o grito da razão, toda vez que se sentem ameaçados diante dos obstáculos do mundo, e suas mentes gritam impulsivamente por papai e mamãe.
O medo é o companheiro inseparável dos adolescentes que tentam desesperadamente vence-los sozinhos. Isso faz parte do processo de crescimento, sim do “processo”, este que nossos bebês não conseguem admitir.
Zangam-se quando alguém os chama de aborrecentes, pois na verdade, eles acham a mesma coisa dos adultos: são uns chatos e desmancha prazeres. Pessoas que só servem pra cortar o seu barato.
O engraçado e ao mesmo tempo complicado de ser adolescente é que curtem a vida de modo bipolar. Hora agem como adultos responsáveis, hora dão um trabalhão agindo como meras crianças. Se os pais lhes ralham acham-se desrespeitados porque já são grandinhos, se os pais lhes ignora, sentem-se desamparados por serem ainda tão jovens.
O adolescente adora tirar uma casquinha dos mais novos. É a sua oportunidade de mostrar a alguém que já é gente grande. Mandar e desmandar são o seu hobby preferido. Não gosta que os pais lhes busque na escola para não serem ridicularizados pelos colegas e serem tirados de “filhinhos da mamãe”, mas basta os pais dá atenção aos mais novos pra coisa ficar feia. Eles julgam-se crianças e exigem igual atenção, mas quando lhes é conveniente,” stop! Dê-lhes o devido respeito”.
Não vejo os adolescentes como “aborrecentes”, embora sejam craques em aborrecer os que são responsáveis por eles, vejo-os como “aborrecidos”, pois toda a sua chateação é devida ao conflito interior que enfrentam:
Os adolescentes são as pessoas mais conflituosas que existem, porque seus corpos e mentes passam-lhes informações diferentes. O corpo diz: sou grande! Enquanto que a mente diz: que vontade de brincar!
Você não se sentiria aborrecido com tamanha complicação?
Da parte dos que tem filhos nessa idade, resta-os entender nossos adolescentes e agradecer a Deus todos os dias por ter superado essa fase tão conflitante de nossas vidas.


                                                                                                                                           Leila castanha
                                                                                                                                                    22-04-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário