Estamos saturados de ouvir que o Brasil é o país da impunidade, e isto é fato, no entanto o que vem por trás de cada ato impune é a hipocrisia, pois há leis que são pregadas, mas não cumpridas. Temos leis que não são aplicadas, ou melhor, caem como chumbo quente derretendo as estruturas dos infratores das classes menos favorecidas enquanto que pousam leve como penas fazendo cócegas que fazem rir aos que possuem dinheiro. Há quem consiga enriquecer tão facilmente que a única batalha que enfrenta é a disputa eleitoral com dezenas de outros que possuem a mesma pretensão de enriquecer com o dinheiro público. Todavia, embora tais ladrões estejam continuamente no nariz da justiça, ocupando cargos políticos e esta se faz cega, não para pesar seus atos pela sensatez, mas pela sensatez de não vê-los. Sim, é insensato julgar crimes políticos porque a própria justiça é penalizada quando tocam tais sujeitos: se os desagradam, mexem em suas leis para que os favoreça, e se não podem inclinar-se totalmente a eles, alteram sua legislação a ponto de safar-se de seus crimes, “tudo dentro da lei”, que, coincidentemente, são aplicadas e desaplicadas pelos próprios infratores.
Prendem e fazem mofar na cadeia o pobre ladrão de frutas, enquanto que os chamados colarinhos brancos roubam abertamente e depois voltam para que o povo através do voto os apoie para rouba-los novamente. E infelizmente, há quem faça e prefiram apoiar-se na frase sem escrúpulos de um determinado político: “Roubo, mas faço”. Daí já dá pra ver a hipocrisia do Brasil! Os que deveriam defender a justiça e ordem são os maiores bandoleiros e os primeiros que rasgam a frase do nosso pendão “ordem e progresso”. O Brasil está cada vez mais indo pra o caos, porque os seus políticos não se importam com o bem comum e progresso, sim, nisso eles pensam, no entanto, no próprio. Quer ganhar dinheiro fácil sem ter que trabalhar duro? Simples, vire político no Brasil, e você reconhecerá em sua vida e na do seus familiares a palavra progresso.
A hipocrisia no Brasil é tão escancarada que basta dar umas voltas pelas agencias de emprego e sites voltados para esse fim que ficaremos pasmos ao ver quantas pessoas acima de trinta e cinco anos, com experiências em carteira, procuram emprego e o máximo que conseguem é um elogio tão hipócrita quanto o sistema brasileiro: “Você tem ótima qualificação, vamos dar mais uma averiguada no seu currículo e depois te ligamos”. Pra quem é realmente “experiente” já sabe o que isso significa: “Adeus, boa sorte na próxima tentativa”.
O que me indigna é saber que o governo que é votado para cuidar dos interesses e necessidade do povo, não faz nada a respeito. Quem tem condições de passar num concurso público muito bem, mas quem não tem pode esperar pra morrer, porque profissionalmente já é visto como incapaz. Minha pergunta é: Porque as pessoas acima de trinta e cinco anos de idade são consideradas inaptas para o mercado de trabalho e não são consideradas aptas para a aposentadoria? Se não podem trabalhar, precisam se aposentar, não acham? Porque só podem se aposentar aos sessenta e o mercado de trabalho as aposenta bem antes e sem remuneração alguma?
Brasil, o pais da hipocrisia, é o tema mais perto da realidade que encontrei, visto que tudo que é contrario as normas reais vividas pelo povo encontra-se no governo brasileiro, do maior ao menor cargo. Vejamos alguns exemplos: Se um ladrão confessa o roubo é preso, se não confessa e for pobre, muitas vezes é colocado na cadeia para averiguação e esquecido por anos, caso que já aconteceu até com inocentes. No entanto, se um politico candidato a uma vaga governamental confessa que rouba, é no máximo criticado por alguns que infelizmente não tem voz ativa para disseminá-lo da disputa, enquanto que os demais até acha graça, aliás, há inclusive alguns que falam em seu favor: Prefiro votar nesse que pelo menos é honesto em alguma coisa do que em outro que rouba e não assume”. Pois é, o povo é o reflexo de seus lideres: governo hipócrita, povo hipócrita.
Outro ponto que mostra a hipocrisia do Brasil, que, por conseguinte gera a impunidade, é o fato da desvalorização do trabalhador acima de certa idade enquanto que nossos lideres são um bando de velhos. Porque eles têm aptidão, energia, saúde e competência aos cinquenta, sessenta e até aos setenta anos e o povão com apenas quarenta é descriminado como se estivesse com o pé na cova?
Se alguém com essas idades comentadas acima, tiver qualquer pretensão de mudar de profissão é um perigo, pois sair de seu emprego antigo é fácil, o mistério está em saber se conseguirá ingressar em algum outro, e, se brincar, no antigo também não poderá voltar mais, pois o seu posto será cedido para alguém mais jovem.
O que dizer às pessoas com quarenta anos ou mais que pretende ingressar no mercado de trabalho? Será que competência é menos importante que idade? E a experiência? Não existe apenas experiência profissional para ser bem sucedida no trabalho, responsabilidade, persistência e paciência, são atributos essenciais para o bom profissional, coisas essas que a idade abençoa as pessoas. Quem nunca viu uma mãe de família batalhar com vigor em prol de sua responsabilidade para com os filhos que dependem dela? A juventude tem suas bênçãos mas firmeza e constância perseguem aqueles que já se decidiram em qual é o seu lugar no mundo, coisa essa que os jovens ainda estão procurando descobrir.
O Brasil é um pais gigante e o mercado de trabalho comporta todas as idades, o que falta é luz para os empregadores e vergonha na cara para os nossos governantes que apoiam uma descriminação tão vergonhosa sem solucionar a situação de milhões de brasileiros que vivem nessa tormenta e nem concedem a eles o direito da aposentadoria justa. Sim, justa, porque o povo quer trabalhar, o preconceito é quem os impede.
Querem erradicar o preconceito racial e social, e quanto ao preconceito da idade para o mercado de trabalho? Se nós não podemos dar conta de um único oficio, como nossa presidenta terá garra para os serviços da presidência da republica? Será que alguém precisa de uma lupa para ver a idade dos nossos governantes? Acho que não, mas com certeza eles precisam aprender a se olhar no espelho sem ver cifrão e no lugar disso verem em suas faces, o rosto em que milhões de brasileiros injustiçados voltam os olhares esperando ansiosamente que se lembre de seus clamores por justiça.
Leila Castanha
05/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário