sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

IGREJA DE CRISTO?



Fico pensando sobre a condição atual da igreja de Cristo. Ultimamente estamos precisando de uma lupa espiritual para conseguir detectar onde está a Igreja do Senhor na Terra.
Outro dia assisti a um filme em que Jesus andava pela Terra e ficou bastante decepcionado com a atitude anticristã da maioria dos que se chamavam cristãos. A começar pelo pastor que estava decepcionado com Deus por ter permitido que sua família morresse em um acidente de carro, e a partir de então, ele cumpria sua tarefa ministerial como mero ofício e de má vontade.  
Outro membro da mesma igreja preocupava-se mais com seu lucrativo trabalho, que na condição de dono de um jornal, publicava indiscriminadamente todo tipo de reportagem, desde que lhe rendesse lucros. Um jovem também cristão que tinha um maravilhoso talento de cantar, estava tentado pela oferta do mundo que lhe prometia fama e sucesso. Jesus, que se manifestava como um forasteiro foi expulso por alguns deles, porque não tinha dinheiro nem aparência, foi-lhe negado trabalho e ninguém lhe deu o que comer ou se preocupou em como ele ficaria naquela situação difícil, em uma cidade estranha. A única coisa que esta igreja não fazia era colocar o reino de Deus em primeiro lugar.
Na verdade, não acho essa história tão distante da nossa realidade. Já podemos contar com denominações no meio cristão para todo tipo de gosto. Há igrejas que focam suas mensagens no sucesso financeiro, ensinando que este é o sinal de que Deus está em suas vidas, discriminando assim os pobres que estão em seu meio, talvez porque se todos alcançarem o sucesso financeiro tira dos ombros de seus ministros o dever de cuidar dos pobres, órfãos e viúvas em suas necessidades.
 Há outras que baseiam sua crença em milagres. Sem milagres, creem eles, não há a presença atuante de Deus que, segundo sua fé, resume-se em um “Deus de Milagres”. Se não houver  mudanças miraculosas exteriores, não houve milagres: esperam impacientes que cegos vejam, mudos falem, cancerosos sejam curados, enfim. O problema é que enquanto  pedem que o Senhor abra os olhos aos cegos, os próprios sofrem de miopia, enxergando as Escrituras de maneira embaçada, torcendo assim seus ensinamentos. Enquanto concentram suas orações e doutrinas na cura do corpo, suas almas clamam por manifestação divina. Buscam tanto a cura física, que seus espíritos ficam desnutridos e muitos morrem na fé por falta de vitamina espiritual apropriada.
Outros se preocupam tanto com a apresentação exterior que pensam que aquilo que veste é o que realmente os transforma em cristãos verdadeiros. Devido a tais suposições é que se veem crentes sendo identificados pelas roupas, pelo tamanho de seus cabelos, e pela "simplicidade" exterior, não sabendo eles que Deus julga os corações, e não a aparência.
Há centenas de igrejas que moldam seus sermões para inculcar nos crentes o grande valor que se tem em servir a Cristo. O problema é que cada qual vê algo diferente como especial e indispensável para servi-lo:
"Busquem a paz e siga-a" -  dizem alguns pregadores baseando-se na Palavra de Deus.
"Sejam pacientes e suporte ofensas" - Dizem outros em suas doutrinas, escolhendo a longanimidade como ponto essencial do cristianismo.
"Tenha fé" - apregoam outros, justificando que sem ela é impossível agradar a Deus.
 "Alegrai-vos no senhor" - Propagam ainda outros - " e em tudo lhe dai graças, porque esta é a vontade de Deus" - Defendem em seus sermões.
Enfim, são muitas mensagens, em muitas igrejas, embora todas bíblicas cada uma é tirada como a principal lição do mestre.
E apesar de termos tantas igrejas e tantos bons ensinamentos reparamos que os pobres continuam desprezados, aliás, muitas igrejas tem o hábito de visitar seus necessitados de mãos vazias; os enfermos continuam ao “deus dará’, inclusive, há os que visitam tais pessoas sem ao menos terem o senso de oferecer-lhes ajuda material, como se suas visitas resolvessem todo o problema que estas pessoas sofrem.   Ainda há os que querem apaziguar  o coração dos aflitos sem ter sequer paciência de ouvi-los. Daí me convenci de que há algo errado nessas igrejas que oferecem muito e não fazem nada.
Sendo suas mensagens tiradas do Livro Sagrado, suas doutrinas são verdadeiras, restando então crer que seu alvo é que está direcionado erradamente. O que falta a essas pessoas que deveriam representar Cristo na Terra?
Será que lhes falta zelo pelo trabalho cristão? Será que o problema é a falta de prazer no que fazem? Será que é dedicação que não possuem? Não, tudo isso é consequência de algo maior que falta na igreja atual. O maior mandamento de Cristo.
“O maior mandamento é esse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este é: amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem a lei e os profetas. (Mt. 22.36.40)
É isto o que falta nas igrejas. Elas têm tudo, mas o maior mandamento não está sendo observado: falta-nos o amor.

Leila castanha
04-11


Nenhum comentário:

Postar um comentário