sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

LEVANDO A VIDA



Compreendendo a música “Deixa a Vida me Levar” do célebre cantor Zeca Pagodinho, porém ao entendê-la sentido mais profundo da palavra, acho uma expressão pouco feliz.
A primeira vista nos traz uma impressão de leveza e descontração o fato de não nos preocuparmos com a direção que nossa vida tomará, restando a nós apenas curti-la. Porem, ao pensarmos nas responsabilidades que nos cabe ante ao trajeto de nossa vida, a realidade é bem diferente da que nos parece aqui. Penso que nós somos os maiores responsáveis pela condução de nossa vida, sendo assim, é responsabilidade nossa direcioná-la da melhor maneira possível.
Todos nós somos responsáveis por nossos atos e condutas, assim como de nosso sucesso ou insucesso na vida. Ninguém é capaz de nos conduzir por um caminho se primeiramente nós mesmos não nos despusermos a seguimo-lo. Não posso ser um bom professor, por exemplo, se eu não me dedicar aos estudos e práticas necessários para tal.  Quero dizer com isso, que a vida não há de me levar a pedagogia se eu não me ativer a chegar lá, através da persistência e aproveitamento das oportunidades.
Tá certo que há pessoas que tiveram sorte e as oportunidades parecem ter batido a sua porta, mas mesmo esses se não se ativerem a agarrar essa oportunidade e não se dedicarem a essa conquista, estarão fadados ao fracasso.
Acho que o único modo em que a vida pode nos levar é nos mostrando qual é o nosso talento para que a partir daí nós a conduzamos com muita firmeza e raça. Quanto mais garra tivermos para levar nosso dom adiante, mais sucesso alcançaremos nesta vida, doutro modo, a vida nada poderá fazer em nosso favor.
Esse deve ser o lema daquelas pessoas que se entregam a bebida achando que a garrafa resolverá seus problemas. É como se, alienando-se da vida, ela o conduzirá a algum lugar, mas a verdade é que todos que assim pensam mais adiante perceberão o quanto estão perdidos.
A vida pode tomar vários rumos, e assim como um barco sem os lemes, é levado para qualquer direção podendo ser lançado para bem longe do seu curso, assim são aqueles que rejeitam a razão e dão as circunstancias a direção de sua vida.
Portanto, meu lema, olhando essa frase sob um ângulo mais aprofundado penso que devemos conduzir a nossa vida com responsabilidade e seriedade, para que ela não nos leve a caminhos indesejados.
Deus nos concedeu a vida para ser ativamente vivida e não para cruzarmos os braços e assisti-la passar, desinteressadamente.

Leila Castanha

13/03/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário