quarta-feira, 22 de maio de 2013

MACEIÓ, TERRA DO MEU AMOR!

Maceió-AL

Sou nascida nesta terra onde há encantos mil
Cujas águas lhe concede o respeito do Brasil
Rodeada por seus mares que convida os estrangeiros
Ela  é, sem qualquer dúvida, orgulho dos brasileiros

Eu nasci em Maceió, a Terra dos Marechais
Onde há praias formosas dentre muitas coisas mais
Cuja beleza eu ouvia tantas vezes ser narrada
Porque nasci em seu chão, mas em outro fui criada

Mas inda assim tenho orgulho da beleza altaneira
Que fascina o estrangeiro e a gente brasileira
Cujos coqueiros  famosos sombreando à beira mar
 Convidam  todos praianos  o seu corpo à  bronzear

Há um povo acolhedor, que preserva as tradições
Ainda que os tais  precisem ir para outras nações
Levam consigo o brasão, como bons republicanos,
“De nascença, brasileiros, e de honra  alagoanos”

Não creio que há no mundo um povo mais orgulhoso
De nascer em um lugar com um sol maravilhoso
Rodeado pelos mares, pelos rios  e as lagoas,
Abençoado é, de fato, quem nasceu nas Alagoas

Terra boa, invejada pelas praias deslumbrantes
Das águas o Paraíso, do poeta ricas fontes!
Só a vi até os quatro e nunca mais pude vê-la
Mas meu pai, que Deus o tenha, não me deixou esquecê-la.

Pois o orgulho que sinto da Terra dos Coqueirais
Devo as histórias narradas pela boca de meu pai
Por isso todo o apreço que revelei nesta hora
Expressados nestes versos, dedico à sua memória

Pois viveu a sua vida dedicada a te amar
Ó Alagoas querida, quanto louvou o teu mar!
Suas praias e areias por ele tão versejadas
Foram com sua pessoa igualmente  sepultadas

Não digo, foram esquecidas com o seu sepultamento
Pois ele nunca apagado foi de nosso pensamento
Mas tua graça Alagoas, e capital Maceió,
São com seu nome unidos tal qual uma coisa só

Porque embora o meu pai foi ver o nosso Senhor
Pois em seus braços robustos a morte já o levou
Viveu a vida em saudade de sua terrinha boa
E não partiu sem o abraço de sua bela Alagoas

Pois em vida só falava em para ti retornar
Não partiu sem o regaço das areias de teu mar
A distancia de teus braços lhe feria o coração
Na morte, feliz partiu,  guardado sob o teu chão

Guarde com graça o seu corpo como cuidas do oceano
Pois além de brasileiro é um filho alagoano
Como prova desta honra que nossa aliança encerra
Teu filho jaz em teu seio,  plantado em tua terra.

E por isso eu dedico meu coração a teus mares
Pois nesta vida em ti, foi firmado os meus pilares
Pois nascendo em ti teu filho, sendo meu progenitor,
És terra dele, Alagoas, és terra do meu amor!

(Em ti jaz alguém a quem muito amei, MEU PAI, Laerço dos Santos, 67 anos, cidadão brasileiro, filho de Maceió, Alagoas.)


Autoria: Leila Castanha
02/2013

3 comentários:

  1. Agradecida estou pelos tão lindos versos,
    Que os lendo, até parece ver o seu Laerço,
    Lhe emprestando tamanha inspiração...
    Ao descrever Alagoas, Terra do meu coração!

    Leila, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane,

      Agradeço teus dizeres do inicio ao derradeiro
      Pois sei que o que dissestes é de fato verdadeiro
      Por nosso pai, Alagoas tem sido amada demais
      Mas num lugar bem mais lindo ele descança em paz!

      Excluir