quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SONHOS E SONHOS




O sonho é uma coisa que quase todo mundo conhece. Talvez, todos conheçam.  Eu mesma não conheço ninguém que nunca tenha sonhado.
Quanto a mim, cheguei a me ver como uma pessoa extremamente sonhadora, afinal, não havia uma noite sequer que passasse em branco sem que eu sonhasse com qualquer coisa. Muitas vezes nem me lembrava do que sonhara, mas certo era que sonhei.
Outro dia ouvi alguém se gabando de que quase tudo com que sonhava se cumpria. Cuidado! - dizia  o sujeito à pessoa com a qual sonhara - dificilmente meus sonhos não se realizam.
Senti uma pontinha de inveja, ou talvez fosse apenas admiração, não sei definir ao certo. O caso é que me lembrei de que também já tive essa fase dourada: Podia contar com espectadores a cada vez que tinha um sonho, porque todos sabiam que poderia ser um daqueles proféticos, que certamente haveria de se cumprir.
Todavia, para minha infelicidade, nos anos que mais precisei de meus sonhos para relaxar-me da dura realidade do dia a dia, eles desapareceram. Fiquei noites a fio sem um sonhinho sequer que me levasse para uma viagem fora da minha realidade. Meus afazeres constantes e minha fadiga diária traziam-me quase todas as noites pesadelos sem fim. Acordava-me agonizando tendo nitidamente em minha memória as pegadas do terrível assassino que se aproximava de mim, enquanto desesperada eu corria sem ao menos sair do lugar.
Certa noite, já cansada dos pesadelos noturnos e conformada com o sumiço de meus sonhos, comecei a pensar naquela pessoa que alertara ao outro sobre seu poder onírico. E desses pensamentos, me veio a seguinte conclusão:
Quem fecha os olhos para sonhar enquanto a mente inerte guia todos os seus sentidos para uma realidade imaginaria que existe só nos sonhos nada é. Todavia, quem de olhos abertos e com a mente lúcida, usa todos os sentidos para ir atrás de uma realidade que só conhece nos sonhos, esse é digno de ser admirado.
Daí a pergunta que não quer calar: que tipo de sonhador é você?
O que vive sonhando, ou o que vive de perseguir seus sonhos?


Leila Castanha

02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário