segunda-feira, 22 de julho de 2013

O ALMOÇO

Julho de 2013. Minha mãe, minha irmã, meu cunhado e meu sobrinho vieram à Grande São Paulo em visita aos parentes.  A duração de suas visitas seria rápida, por isso, já próximo ao dia de suas partidas, ainda não haviam tido ocasião de vir a minha residência. Foram convidados a almoçar na casa de uns, tomar café na casa de outros e ainda passearem pelos locais históricos na companhia de alguns parentes, que também procuravam carinhosamente fazerem a sua vez.  Eu não tive como sair e mostrar-lhes lugares interessantes ou comprar-lhes presentes, visto que o dinheiro me era mirrado. Mas, apreciei muito a estadia de todos no seio de nossa família.
De repente, tive uma ideia meio maluca, mas, realmente genial. Maluca porque eu estava desempregada, genial porque estas coisas fazem parte de momentos raros e lembranças duradouras!  Resolvi dar um almoço em minha casa para juntar os filhos, irmãos e suas respectivas famílias. Também convidei mais algumas famílias próximas a nós para congratular-se conosco. Combinei com as mulheres da casa e cada uma se responsabilizou por um determinado prato, enquanto eu corria a retocar a casa e lhes garantir as providências.  Os homens se empenharam  igualmente dando alguma ajuda e assim foram todas bem vindas e o almoço saiu.

Eu estava bastante calma por tratar-se de pessoas próximas a mim. Para não dizer que nada saiu como desejado, restou-me a reclamação do horário em que o almoço foi servido. Porém, nada fora do normal para um evento com muitos pratos, assim sendo, foi dentro do esperado. Mesas foram providenciadas e adornadas conforme permitiam as posses atuais. Os pratos, copos e talheres espalhados graciosamente sobre o aparador e nas duas mesas seguintes os alimentos jaziam expostos e prontos para serem devorados. Sobre as demais mesas, que foram forradas com toalhas brancas, estavam dispostos vários tipos de saladas contendo em cada uma um molho especial. Cada mão que participara do “almoço comunitário”, conforme o apelidei, fazia magistralmente aquilo em que tinha mais habilidade: temperar, cozinhar, adornar, limpar, comprar etc. Tudo por um propósito em comum: Gozar a presença dos entes queridos, que o espaço ,  tempo e a ocasionalidade da vida providenciaram o afastamento.

Proclamado o momento de iniciar-se o esperado almoço, formou-se uma fila e todos se serviram como desejaram e aos poucos os pratos foram esvaziando-se enquanto os estômagos enchiam-se.  As mesas estavam convidativas, pois sobre elas jaziam tentadoras e deliciosas receitas: Arroz à grega e arroz branco, feijão bem temperado, macarrão ao creme, frango com tudo dentro acompanhado de sua deliciosa farofa, fricassê de frango, lombo recheado, bacalhau com rodelas de pimentão, além das saladas já mencionadas acima.

Após se servirem, cada um retirou-se com seu prato para algum lugar que desejara. Nos fundos da casa formou-se uma deliciosa roda de conversa. Na sala outra sessão de bate-papo, nas mesas alguns jogavam conversa fora, em um dos quartos as crianças divertiam-se com o Playstation 2, enquanto que em outra área os adolescentes colocavam a conversa em dia. Na cozinha ficaram as pobres almas que se afogavam em pratos e talheres sujos que pareciam dar crias. Uns lavando, outros secando e outros ainda dando apoio moral com sua presença.

Após todos terem se fartado, foi a vez das sobremesas: Creme de morango, sorvete de chocolate, salada de frutas e uma torta de maçã servida com um café fresquinho.

Todos saborearam as delícias e algumas horas depois cada um retirou-se para suas casas. Os filhos de minha mãe, aos poucos voltando aos seus ninhos, junto das esposas e filhos; os netos separando-se, despedindo-se dos primos sob protesto de terem que partir; a tia com os primos, deixando saudade em seu lugar e por fim, só eu e minha família estávamos novamente a sós, tentando espantar do ar aquela sensação de vazio que ficara na casa há pouco tempo tão cheia.

A hora passou depressa, mas foi bom enquanto durou. Todos juntos, como nos velhos tempos que teima em não mais voltar. Uma visita, portanto, deve ser a desculpa ansiada pelo tempo para fazer seus velhos gracejos.

Ainda sinto o sabor do momento. Não me lembro bem do gosto daquelas deliciosas refeições, mas lembro-me perfeitamente do gostinho de quero mais que perdurou em meu coração, cada vez que me lembro daqueles rostos amigos e tão bem conhecidos, que o tempo afastou em seus afãs,  e da  nova geração que se formou. E sinto-me satisfeita em saber que ainda que os mais jovens nunca mais tenham a oportunidade de ver seus parentes reunidos, hão de levar consigo ao menos um resquício da lembrança  do que é ter família e no futuro, poderão olhar pra trás e  sentir saudades dos velhos tempos.


Leila Castanha

07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário